O planejamento estratégico é uma importante ferramenta gerencial que conta com detalhes como missão e valores da empresa, objetivos de negócio e estratégias para alcançá-los.
No geral, funciona como um mapa para nortear como a empresa deve agir mediante diferentes situações e pensando em resultados distintos.
Para atingir esse objetivo, é preciso, primeiramente, conhecer como são os processos e a atuação da empresa, bem como identificar adequadamente o que ela deseja alcançar. A partir daí, você deve estabelecer metas e montar um cronograma para fazer a avaliação. Por fim, é necessário estabelecer quais devem ser a medidas tomadas para que a empresa alcance seus propósitos.
Com o tempo e ao adquirir certa maturidade de mercado, naturalmente o empreendedor acaba criando planos e procedimentos para manter a eficiência e expansão da instituição. Os instrumentos de planejamento estratégico podem ser usados tanto para os negócios que estão em expansão, quanto em crises ou que desejam inovar no mercado. Na verdade, não há um período específico (como o final ou início de ano) ou um tempo mínimo de existência para desenvolver o planejamento estratégico. Cada empreendedor deve avaliar o estágio atual da organização e refletir sobre o que sua empresa quer ser quando crescer.
Um dos principais benefícios de realizar um planejamento estratégico nas pequenas empresas é o alinhamento de expectativas entre os funcionários e gestores. Quando os objetivos profissionais dos funcionários não estão de acordo com os da empresa, podem surgir problemas como a falta de engajamento, perda produtividade e baixa retenção de talentos. Nesse sentido, é essencial conhecer os propósitos profissionais e pessoais dos membros da organização.
Pode parecer difícil colocar em prática tudo isso, mas com ele as chances de algo dar errado nas empresas se tornam muito baixas. Conheça agora alguns os principais motivos para que você faça um planejamento estratégico.
1. Os Negócios Não Saem do Trilho
Servindo como uma espécie de amparo para a gestão empresarial, o planejamento estratégico é uma ferramenta que ajuda os empreendedores a desenvolverem suas tarefas, com organização e disciplina, visando atingir objetivos e resultados.
2. Melhora a Comunicação Interna
Quando a microempresa conta com um bom planejamento estratégico, todos falam a mesma língua porque possuem total domínio sobre quais são os objetivos da empresa e quais serão as estratégias adotadas.
Com ele, toda a sua equipe é envolvida e passa a se sentir parte do negócio. Isso porque, todos passam a conhecer seus objetivos e estratégias. E as tomadas de decisão ganham mais agilidade e clareza.
Sem esse tipo de planejamento, as decisões, metas e estratégias ficam limitadas às camadas mais elevadas da empresa, o que impede que os outros colaboradores tenham um senso do que devem fazer.
3. Traz Mais Proteção Para o Seu Negócio
Ajudando sua microempresa a identificar ameaças e oportunidades, o planejamento estratégico também protege os negócios de mudanças do mercado.
O mercado é cada vez mais dinâmico, especialmente devido ao comportamento do consumidor. Por causa disso, ele pode mudar a qualquer instante e é preciso que as empresas se adaptem às novas necessidades. Se para grandes empresas já pode ser difícil absorver certas mudanças, para microempresas isso pode ser ainda mais complicado.
As empresas se tornam mais robustas com um planejamento estratégico. Isso porque esse planejamento indica o caminho a ser seguido em uma série de situações diferentes, o que permite que a empresa continue firme mesmo quando o mercado muda.
4. Aumenta sua Vantagem Competitiva
Boa parte das empresas inicia as suas operações sem qualquer planejamento estratégico. Algumas empresas de porte maior também cometem o mesmo erro e ficam sujeitas a diversas condições do mercado.
Ao entender todos os fatores e impactos do cenário interno e externo, sua microempresa sai na frente dos concorrentes e ganha vantagem competitiva.
5. Incentiva o Crescimento
Embora esse planejamento não elimine totalmente a possibilidade de erro, ele ajuda a empresa a tomar a melhor decisão possível no momento em questão. Mesmo que ocorram, as falhas tendem a ser menos catastróficos do que agir de maneira aleatória.
O planejamento também ajuda a empresa a construir uma lógica de decisões a serem tomadas e age de maneira a pensar no futuro. Em vez de apenas se manter no mercado, a microempresa consegue estruturar o seu crescimento.
Somando todos os benefícios que você já sabe até aqui, tem ainda o principal deles: com o planejamento estratégico sua microempresa sai da zona de conforto rumo ao crescimento. Afinal, todo o trabalho é planejado para um futuro de sucesso!
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