Você abriu seu próprio negócio há pouco tempo? Ainda tem dúvidas na parte contábil? Fique tranquilo, isso é absolutamente normal. Neste artigo vamos explicar tudo sobre contabilidade que você precisa saber nesse momento.
Não basta apenas você conhecer profundamente o produto que você oferece ou o serviço que você presta. Como você é o dono do negócio, é quem está com o controle de todas as situações, é essencial que você saiba um pouco sobre cada assunto que rodeia a sua empresa. Assim, terá a garantia que ela cresça de forma segura e sustentável.
Contabilidade não é fácil, mas também não é impossível. O ideal é que todo gestor tenha pelo menos um conhecimento razoável para tomar as decisões certas.
Separamos nessa publicação alguns conceitos básicos de contabilidade para que você tenha conhecimento. Acompanhe agora!
Escrituração
A contabilidade registra relatórios por meio de escrituração. A escrituração técnica é aquela que registra todas as ações comerciais e financeiras da empresa (atos e fatos contábeis). Nela, os documentos são lançados nos Livros Contábeis (veja mais sobre eles a seguir).
Tipos de Documentos
Todos os documentos da empresa devem ser guardados e disponibilizados para a contabilidade, pois só assim será possível comprovar e justificar as operações realizadas em um certo período de tempo.
Alguns exemplos dos principais documentos são:
- Notas fiscais de matéria-prima e de serviços (tanto compra como venda);
- Folhas de Pagamento e todos os documentos referentes a elas;
- Pró-labore;
- Documentos expedidos por Cartórios e Tabelionatos;
- Extratos de movimentação de Instituições Bancárias;
- Documentos referentes a financiamentos e empréstimos.
Livros Contábeis
De acordo com o Código Comercial Brasileiro, todos os comerciantes devem, obrigatoriamente, ter uma contabilidade. Além disso, devem seguir sua escrituração de modo padronizado, guardando os livros necessários para esse fim enquanto o prazo de validade estabelecido não for prescrito.
Alguns tipos de livros utilizados são:
- Livro Diário;
- Livro Razão;
- Livro Caixa;
- Livro Auxiliar;
- Registro de Duplicatas.
Como administrador, você deve enviar todos os documentos à sua contabilidade, que providenciará os registros nos respectivos livros, além de apurar os impostos e contribuições necessários.
Demonstrativos
Tudo sobre a contabilidade da sua empresa estará resumido neles. Os demonstrativos apresentarão os resultados do conjunto de informações enviadas por você à sua contabilidade. Por meio deles, será possível dizer se a empresa apresentou lucro ou prejuízo durante um determinado período.
Alguns dos principais tipos de demonstrativos são:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício;
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados;
- Notas Explicativas;
- Demonstração dos Fluxos de Caixa;
- Demonstração do Valor Adicionado.
O ideal é que você tenha pelo menos um conhecimento razoável sobre a contabilidade para tomar as decisões certas. E, claro, também é importante contar com parceiros especializados. Eles saberão tudo sobre contabilidade e poderão te ajudar mesmo nos assuntos mais complicados. Assim, você evita problemas com a Receita e ainda garante a saúde financeira do seu negócio.
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