Contabilidade nem sempre é fácil, mas para que você e sua empresa possam realmente progredir é importante que você entenda todos os nomes e termos que aparecem enquanto você está lendo algum texto contábil.
Está com dúvidas sobre o que é ISS, Capital Social, Alvará e outras palavras do mundo contábil? Confira o nosso ABC da Contabilidade!
O Que é Capital Social?
A Contribuição Patronal Previdenciária (CPP) é uma arrecadação federal vinculada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e, consequentemente, ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, que contribui para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelos benefícios concedidos àqueles que adquirirem o direito a eles, segundo o previsto pela Lei.
Além de valores em dinheiro, em caixa ou em conta, entram no Capital Social bens tangíveis, como: carros, imóveis e matéria-prima. E bens intangíveis, como: marca (nome comercial), patentes e domínios de internet.
Tudo isso conta e deve constar no Contrato Social da empresa.
Ao abrir a empresa, o Capital Social é discriminado no Contrato Social. Caso, futuramente, os sócios optem em aumentar este Capital, o Contrato Social deve ser alterado e registrado em uma Junta Comercial.
No caso do MEI, o Capital Social não precisa ser discriminado, sendo necessário apenas inserir um valor inicial, em reais, ao solicitar a abertura da empresa.
Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.