BLOG MEDICON 5 - CERTIDÃO NEGATIVA: ENTENDA TUDO AGORA!

CERTIDÃO NEGATIVA: ENTENDA TUDO AGORA!

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

A sua vida é muito intensa e corrida, não sobrando muito tempo livre, e você deve ser a única pessoa que certamente doa o máximo para fazer o seu negócio acontecer de verdade. Sabemos disso, fique tranquilo. Por isso, é comum e possível que você esqueça de pagar algum imposto ou tributo e se lembrar muito tempo depois.

E é por isso que hoje essa publicação é especial. Se você se identifica com essa situação, recomendamos que você acompanhe a leitura. Você entenderá agora tudo sobre Certidões Negativas. Acompanhe!

 

O Que é Certidão Negativa?

A Certidão Negativa é um documento emitido por Órgãos Públicos Federais Estaduais e Municipais, como a Receita Federal; Caixa Econômica ou Secretaria Estadual da Fazenda, por exemplo. Seu objetivo é comprovar se a Pessoa Física ou Jurídica ou determinado objetivo (veículos e imóveis) não possuem débitos ou pendências nesses determinados Órgãos. A ideia é atestar que não existe nenhuma ação civil; criminal ou federal com relação a você; sua empresa ou seus bens.

 

Tipos de Certidão Negativa

  • Certidão Negativa de Débitos: comprova que a Pessoa Física ou Pessoa Jurídica está em dia com o Órgão Público que a emitiu, não existindo pendência ou dívida.
  • Certidão Positiva: comprova que a Pessoa Física ou Pessoa Jurídica possui pendência ou dívida com o Órgão Público que a emitiu.
  • Certidão Positiva com Efeito de Negativa: comprova que a Pessoa Física ou Pessoa Jurídica possui pendência ou dívida com o Órgão Público que a emitiu, mas que o pagamento está parcelado e os pagamentos estão sendo efetuados corretamente nas datas acordadas.

 

Para Que Serve a Certidão Negativa?

São diversas as situações em que uma empresa ou pessoa física é solicitada a entregar uma certidão negativa. Isso acontece, por exemplo, em processos de licitação, pedidos de financiamento, compra e vendas de imóveis, auditorias, bancos, etc. Imagine, por exemplo, que a sua empresa está precisando de fornecedores. Então é seu dever, enquanto empresário, solicitar que os candidatos enviem todas as certidões negativas cabíveis, para que você esteja seguro de que o fornecedor a ser contratado está em situação regular junto ao governo.

Exemplificando com outra situação, imagine ainda que você vai vender a sua empresa. O comprador também vai querer ter a certeza de que está tudo regular, para não ter dor de cabeça futuramente. E daí a necessidade das certidões negativas, tanto em nome da sua empresa, como dos seus sócios.

 

Como Ter Acesso a Essas Certidões Negativas?

Você deve contar com um parceiro contador específico e que auxiliará nesse momento. É ele quem fornecerá todos os documentos necessários para consulta.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - CERTIDÃO NEGATIVA: ENTENDA TUDO AGORA!