POST 17 06 - eSocial e a Folha de Pagamento

eSocial e a Folha de Pagamento

junho 21, 2016 - @medicon

Sem comentários

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

eSocial — Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Importante entender do que se trata e não deixar para a última hora para fazer os ajustes necessários para sua elaboração e entrega.

 

O que é o eSocial

O eSocial é um Projeto que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Com o objetivo de consolidar todas as Obrigações Acessórias em uma única Declaração.

Uma vantagem é que ele fixa em um só o prazo de entrega de todas as Declarações Trabalhistas e Previdenciárias de uma Empresa.

 

Prazos

O Projeto será implementado a partir de setembro de 2016 e contemplará, em um primeiro momento, empresas de grande e médio porte.

 

Folha de Pagamento

Esse Projeto que unifica o envio de informações pelo empregador sobre seus empregados, incluindo tudo o que for relacionado à folha de pagamento. Ou seja, deverão ir para o eSocial desde a admissão do funcionário até sua demissão.

As Obrigações da informação em si não são novas, quanto a isso o eSocial não vai exigir nenhum comportamento diferente do habitual. A mudança é que, se antes a prestação de contas era feita em diversos sistemas e Órgãos diferentes, agora tudo vai para um único canal.

 

Gostou? Compartilhe esse artigo!

@medicon