BLOG MEDICON 2 750x419 - COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA?

COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA?

Maio 25, 2018 - @medicon

Sem comentários

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Você certamente cria a sua empresa com a expectativa de sempre faturar um bom dinheiro, estamos errados? Mesmo sabendo que você tenha que quitar todas as dívidas que arcou para fundar a empresa, sugerimos que você tenha cautela nesse crescimento. Muitas vezes, no futuro, o cenário pode piorar se você alavancar o seu negócio mais do que ele é capaz de aguentar.

Para uma boa boa organização financeira, isso nem sempre é suficiente. O empreendedor deve aprender a planejar as suas finanças de modo a conseguir um lucro mais sustentável e em longo prazo. Mas como organizar as finanças da empresa?

Ter o total controle das finanças do negócio é essencial para que você tenha uma visão macro do que acontece, seja capaz de analisar e tomar decisões concretas de qual o melhor caminho para a empresa. Será capaz de identificar qual o serviço está gerando mais lucro, quais custam mais do que rendem e se a empresa está gastando mais do que deveria. Logo, o seu negócio prosperará de modo saudável e orgânico.

Se esse for o seu caso e deseja tomar o controle do negócio, entender um pouco mais sobre as finanças da empresa e não dar um passo maior do que as pernas, listaremos agora algumas dicas de como você conseguirá atingir tudo isso. Acompanhe agora!

 

Controle Total das Vendas

Essa é uma etapa vital para o negócio. É aqui que você encontra todas as informações que necessita pra uma excelente avaliação do andamento do negócio ao final dos meses. Você é livre para organizar o seu controle da maneira como achar melhor, mas indicamos que você siga a seguinte linha: data da venda, cliente, produto ou serviço vendido, valor e forma de pagamento.

Uma simples visão nesse ponto permitirá que você saiba qual foi o lucro gerado pelas vendas realizadas pela empresa, quais produtos e serviços tiveram maior saída, qual a porcentagem de vendas à vista e qual a porcentagem de vendas a prazo.

E não se esqueça de completar esse controle diariamente ou sempre quando existir movimentação no caixa da empresa, como você preferir. Assim, você terá maior controle e conhecimento do negócio.

 

Livro Caixa

Essa é uma ferramenta muito conhecida pelo seu contador, por exemplo. É aqui onde são registrados todos os pagamentos e recebimentos em dinheiro, lançados de forma cronológica. Em maiores detalhes, você irá encontrar: data do recebimento ou do pagamento, descrição do que foi pago ou recebido e o valor de cada um dos negócios.

Nessa etapa é onde você conhecerá a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado diariamente pelo seu negócio. Além de te capacitar a saber exatamente quanto dinheiro da empresa foi gasto para o pagamento das despesas pessoais do empreendedor e vice-versa. Você recebeu dinheiro de outras fontes em algum dos meses para ajudar em certas dívidas? Fique tranquilo, o Livro Caixa ajudará a saber exatamente quando foi usado esse dinheiro e qual a sua origem.

Lembre-se de detalhar sempre todos os lançamentos efetuados no Livro Caixa. Você acompanhará a situação do negócio e facilitará o trabalho para o seu contador sempre.

 

Fluxo de Caixa

Essa, talvez, uma das etapas mais legais que você encontrará quando estiver organizando as finanças do seu negócio. O Fluxo de Caixa é um mapa que demonstra todas as entradas e saídas de capital da empresa. Você conseguirá saber como o seu negócio está se comportando mês a mês.

Você terá nas mãos o controle de contas a pagar e a receber, além de prever receitas e despesas futuras. Assim, é possível prever quanto dinheiro será gasto nos próximos meses e se será preciso reduzir os custos.

Mas para isso acontecer, você deve anotar todas as entradas do mês e todos os gastos, como compras de matéria-prima e pagamentos dos funcionários.

 

Viu!? Não é muito bacana ter o controle financeiro total do seu negócio e fazer com a empresa evolua naturalmente bem? Caso você precise de uma ajuda maior nessa questão ou apenas alinhar alguns pontos, tenha certeza que o seu contador será muito grato que você procure ele para te ajudar no que for preciso.

Uma das análises que ele poderá ter do seu negócio é a respeito do Regime Tributário que a sua empresa está e poderá sugerir, como alternativa, para o crescimento do negócio um planejamento do Regime Tributário para que a sua empresa fique sempre no melhor.

 

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA?

Gostou? Compartilhe esse artigo!

@medicon