terceirizacao vantagens e desvantagens para o seu negocio medicon - CONSIGO ABRIR EMPRESA COM NOME SUJO? SAIBA AGORA

CONSIGO ABRIR EMPRESA COM NOME SUJO? SAIBA AGORA

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Saiba se é possível abrir uma empresa mesmo estando com o nome sujo.

Já se fez a seguinte pergunta: “Posso abrir empresa com o nome sujo?”. Se sim, confira tudo sobre abertura de empresas para negativados.

Nos últimos anos, muitas pessoas resolveram abrir suas próprias empresas. Mas com um número muito grande de negativados, surge uma dúvida em comum: “Eu posso abrir empresa com nome sujo?”

Uma resposta simples para essa dúvida frequente é: sim, é possível. Não existem restrições legais para isso, porém, estar com o CPF negativado pode ser um empecilho no acesso a crédito e recursos para alavancar os negócios. Também é preciso considerar que estar com o nome sujo é diferente de ter o CPF irregular.

Quer saber tudo sobre o assunto? Confira este artigo!

O Que Significa Estar Com o Nome Sujo?

Quando uma Pessoa Física deixa de pagar alguma conta de consumo por qualquer motivo, as empresas podem denunciar a dívida para o governo, processo que causa a restrição de um CPF, ou nome sujo, termo pelo qual a situação é popularmente conhecida.

Um consumidor com restrições no nome deixa de usufruir de alguns recursos na hora de adquirir novos bens de consumo e passa por algumas situações, como: 

  • Juros mais altos na possibilidade de contratar empréstimo;
  • Diminuição do score em serviços de proteção ao crédito como SPC e Serasa;
  • Dificuldades na aquisição de cartões de crédito e outros serviços bancários.

 

Posso Abrir Empresa Com Nome Sujo?

Não existe nenhuma restrição legal para abertura de empresas por pessoas com o nome sujo. Na verdade, quem não pode abrir uma empresa é a pessoa que possui o seu CPF irregular.

Contudo, ter o nome sujo pode gerar outros problemas para quem deseja abrir uma empresa.

 

Quais Problemas Uma Pessoa Com Nome Sujo Terá ao Abrir Empresa?

Como você já viu acima, é possível abrir empresa mesmo com nome sujo. O maior problema neste caso é a obtenção de crédito, mas, além disso, tudo vai depender da modalidade da empresa e da sua natureza jurídica, o que interfere na divisão entre patrimônio da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física.

Se você está com o nome negativado e pensa em abrir uma empresa, a melhor maneira de tomar a decisão correta para proteger o patrimônio do novo negócio e não tê-lo confundido com suas contas pessoais ao longo deste processo é contar com um serviço de contabilidade. Um contador poderá analisar e identificar qual o tipo societário mais recomendado.

Outro problema que pode ser enfrentado por empreendedores com o nome sujo, principalmente quando falamos do Microempreendedor Individual (MEI), é a baixa reputação como consumidor no mercado, pois além de restrição de crédito, o nome sujo acaba diminuindo um valor conhecido como score, média ponderada dos sistemas de proteção de crédito.

É por isso que ainda que não seja um fator impeditivo para abrir uma empresa, limpar o nome acaba sendo uma prática muito importante no processo de abertura.

 

Nome Sujo e CPF Irregular São a Mesma Coisa?

Não, são coisas diferentes. Na verdade, nome sujo e CPF irregular são duas condições que geram restrições a um consumidor, mas são geradas por fatores distintos e implicam em consequências diferentes.

Como explicado no tópico anterior, uma pessoa tem o seu nome sujo após ter seu nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito.

O negativado, aquele que tem o seu nome sujo, passa a sofrer com restrições de créditofinanciamentos negados e diversos outros prejuízos à sua vida financeira.

CPF irregular se relaciona a questões legais, como deixar de entregar declaração de imposto de renda nos últimos 5 anos, deixar de votar ou não regularizar a situação eleitoral.

Ou seja, ter o CPF irregular em nada se relaciona com ter dívidas ou estar negativado.

Além disso, segundo a Lei Complementar Nº 123/2006, quem possui CPF irregular não pode abrir uma empresa em seu nome.

 

Em Quais Casos a Pessoa Não Pode Abrir Empresa?

Apesar de ser possível abrir uma empresa quando o nome do proprietário está sujo, esse processo pode ser negado caso o CPF esteja irregular. Neste caso, o único ponto de partida possível é a regularização junto a Receita Federal.

A complexidade de regularização vai variar em cada caso, mas certamente poderá ser resolvida rapidamente.

Checar o status do seu CPF é uma ação importante, pois em muitos casos a irregularidade pode partir de algo que não foi feito por desinformação.