BLOG MEDICON 22 750x419 - QUERO EMPREENDER. POR ONDE DEVO COMEÇAR?

QUERO EMPREENDER. POR ONDE DEVO COMEÇAR?

julho 25, 2018 - @medicon

Sem comentários

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

É comum hoje ouvirmos as pessoas falando sobre como o tempo está passando rápido, especialmente nessa etapa do ano. Junto com a sensação de que poderíamos ter feito mais, vem a vontade de planejar o próximo ano e de tirar do papel todos aqueles projetos que estão engavetados há algum tempo. Dentre eles, podemos destacar uma pergunta que muitas pessoas têm feito: “quero empreender, mas por onde começar e como abrir uma empresa?”.

Quando toma a decisão de ser o dono do próprio negócio, o potencial empreendedor deve estar ciente dos desafios que terá pela frente. Só repetir “quero empreender” não resolve. A afirmação é só um gatilho para que o potencial empreendedor corra atrás do seu sonho.

Dados e pesquisas já apontaram que ter o próprio negócio está entre os maiores sonhos dos brasileiros, porém, o medo de fracassar acompanha o sonho. 

A verdade é que abrir um negócio próprio sempre é motivo para ansiedade, euforia… e medo! Afinal, se aventurar em um universo totalmente novo gera uma certa insegurança. Para não pisar em um campo minado e começar a empreender se sentindo segura e confiante, antes de tudo é preciso muito planejamento.

As variáveis são inúmeras, além de uma análise pessoal do seu momento de vida, é importante analisar também o mercado em que pretende atuar, as legislações e qual o investimento inicial que terá que fazer.

Algumas das características comuns entre a maioria dos empreendedores são: capacidade de correr riscos, analisar cenários, excelente comunicação interpessoal e resiliência. Mas isso não é tudo, há diversos fatores a serem analisados no perfil de cada empreendedor.

A oportunidade de ser independente e de trabalhar fazendo aquilo que realmente gosta deixa muita gente pensando em como dar os primeiros passos nessa direção. Se você faz parte desse grupo de pessoas e deseja começar uma nova fase da sua vida profissional, separamos algumas dicas imperdíveis. Acompanhe agora!

 

Conheça a Si Mesmo

Esse é a etapa mais importante, pois você tem que parar e analisar muitos fatores. Tenha certeza de que você está disposto a trabalhar muito mais que trabalharia em um emprego padrão.

Outro ponto importante é: você realmente tem tempo para isso? O empreendedorismo é um caminho longo e árduo, com muitos benefícios mas também muitos riscos.

Sua família e rede de apoio têm que estar a bordo com você, pois o empreendedorismo exige muito tempo no início. Levará algum tempo até que você consiga crescer e contratar pessoas para ajudar a fazer a gestão do seu negócio.

Você tem dinheiro? Tenha certeza de que você tem estabilidade financeira para lidar com o início do negócio. Dependendo do que você for fazer, pode demorar alguns meses ou até anos para recuperar o investimento inicial.

Se você estudou todos os pontos acima e acredita que está realmente preparado para começar, vamos aos outros passos.

 

Identifique o Negócio Certo

Existem diversas formas de empreender e é preciso saber qual se encaixa melhor no seu perfil.

Você prefere trabalhar sozinho ou com outras pessoas? Gosta de ficar mais dentro do escritório ou na rua conhecendo pessoas? Estas e outras perguntas devem ser respondidas para que você faça a decisão correta. Leve em consideração também o valor que tem disponível para investir no negócio e o tempo que pretende se dedicar a ele.

Uma das vantagens do empreendedorismo é que você pode escolher o que quer fazer e as possibilidades são infinitas. Você pode criar seu próprio negócio inovador, abrir franquias, começar a produzir algum material para vender, oferecer consultoria, oferecer serviços.

São inúmeras as possibilidades para o empreendedor criativo.

Assim, esse passo é essencial para te ajudar a definir quais serão as próximas etapas.

Se você vai escolher produtos ou serviços, ou os dois, é importante ter uma coisa em mente: conhecer sobre gestão e contar com outros profissionais ou ferramentas para te ajudar nisso é muito importante.

 

Entenda o Mercado

Independentemente do negócio escolhido, você precisará investir em estudo. O que não faltam hoje são recursos para aprendermos mais sobre qualquer assunto, inclusive de forma gratuita. Por essa razão, estude sobre o próprio negócio, o mercado em que está inserido e também sobre gestão.

Dê atenção, principalmente, às áreas que não estão dentro do seu campo de conhecimento. Por exemplo: se o seu forte for finanças, estude sobre a área comercial e gestão de pessoas. O gestor de uma empresa precisa fazer um pouco de cada coisa e é melhor estar preparado para eventuais emergências.

 

Tenha um Plano de Negócios

Para começar mesmo a parte mais extensa e a base para qualquer negócio de sucesso, você deve começar a elaborar o Plano de Negócio da sua nova empresa.

Um bom Plano exige muita pesquisa e vai te ajudar a identificar uma série de pontos essenciais para iniciar o negócio e analisar sua viabilidade estratégica. Além disso, vai te permitir conhecer o real potencial do seu negócio.

Aqui mesmo, em nosso blog, há diversas publicações sobre como abrir e legalizar uma empresa. É essencial entender qual é a legislação vigente para a área que escolheu atuar e que documentação será necessária para tal.

Além disso, dependendo da modalidade de negócio que irá iniciar, o investimento inicial é bem alto. Saiba qual é o tempo previsto de retorno, margem de lucro e tudo mais envolvido nessa empreitada. Estabeleça, inclusive seu público-alvo e área necessária para montar seu espaço. 

 

Faça Networking

É importante também conversar e estar em contato com outros empresários – não só do mesmo ramo em que pretende atuar. Todo profissional poderá passar dicas valiosas sobre como é ter uma empresa e essas informações o deixarão mais forte para enfrentar o dia a dia.

Essas conversas também poderão render boas referências em termos de números como faturamento, custos e quantidade de funcionários, por exemplo. Dessa forma, o seu plano de negócio ficará mais realista e terá mais chances de prosperar.

 

Sonhe Grande e Comece Pequeno

Qual é a menor forma de começar o negócio que você escolheu? É possível começar como autônomo e quando já tiver maior conhecimento sobre o mercado, você poderá investir em um ponto comercial e em uma equipe.

O mesmo pensamento serve para a maioria dos negócios. Além de minimizar riscos, começar fazendo o mínimo de investimento é fundamental para que se possa pensar naquilo que realmente importa: conquistar os primeiros clientes.

 

Controle os Gastos

Quem está começando a empreender vai ter que aceitar a fazer pequenos cortes, seja nos gastos com funcionários ou até mesmo na quantidade de material da empresa. Para isso, a melhor saída é dividir seus gastos e relacionar da maneira correta com tudo o que foi realmente despendido.

O começo de uma empresa pode demandar muitos investimentos. Você precisa estar atento a cada gasto realizado e tudo deve estar anotado em uma planilha. Siga à risca o que foi planejado e não se deixe levar pela opinião alheia, que pode influenciá-lo a gastar mais dinheiro do que é realmente necessário.

No começo, opte por investir em ações e projetos que realmente trarão mais clientes e mais retorno em curto prazo e corte luxos desnecessários. Compre somente o que for estritamente necessário e orce tudo em, pelo menos, três fornecedores. São detalhes simples, mas que no final fazem uma grande diferença.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - QUERO EMPREENDER. POR ONDE DEVO COMEÇAR?

Gostou? Compartilhe esse artigo!

@medicon