BLOG MEDICON 23 750x419 - 12 TERMOS FINANCEIROS QUE VOCÊ PRECISA SABER

12 TERMOS FINANCEIROS QUE VOCÊ PRECISA SABER

novembro 5, 2018 - @medicon

Sem comentários

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Ser empreendedor é desenvolver um ótimo trabalho em uma determinada área e a executar da melhor forma possível. Muitas pessoas abrem suas próprias empresas porque observam que esse trabalho lhe renderá bons frutos, tanto financeiros quanto para seu bem estar pessoal.

Empreender, é iniciar algo inovador, é ver o que ninguém vê e que realiza antes o que o mercado necessita e segue para a ação. Além disso, ele é motivado pelo desejo de ser independente  e assumir responsabilidades.

A sua vida, como sabemos, é muito agitada e corrida. Conciliar entre compreender os sintomas que levam a um diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado é uma tarefa que cabe, somente, a você.

Você precisa dividir a rotina com a prioridade de cuidar da saúde dos pacientes e estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias e entender de toda a parte financeira do negócio. Sabemos que não é uma das tarefas mais fáceis.

E é muito comum que você acabe nomeando outra pessoa (até mesmo o próprio contador) para cuidar de todos os assuntos que dizem respeito à área financeira do negócio.

Você faz parte de um segmento de mercado que não para de crescer no Brasil. E temos diversos empresários e empreendedores que estão colhendo sucesso nessa área. O que exige enorme responsabilidade por parte deles e dos gestores, afinal, também estão lidando com a saúde financeira; fiscal e tributária do consultório ou clínica, que é uma empresa constituída.

Além de toda a empolgação e desafios que o empreendedor encontra ao chegar no mundo dos negócios, existem alguns termos sobre controle financeiro que ele precisa aprender.

Muita gente começa a pensar nas finanças da empresa só depois de abrir o negócio. Mas é fundamental entender estes termos antes de abrir seu negócio. Como você vai saber se suas metas estão sendo cumpridas se você nem tem metas definidas?”

Infelizmente, muitas empresas vão à falência por falta de conhecimento mínimo em como administrar e gerenciar o dinheiro do seu negócio.

Podemos garantir que uma das suas maiores preocupações com a sua empresa é fechar as contas no azul todos os meses, certo? Por isso, separamos agora 12 termos financeiros que você precisa saber para ficar por dentro da área financeira do seu negócio. Acompanhe agora!

 

#1 Contas a Pagar

São as despesas que a sua empresa tem para quitar, como pagar por fornecedores e funcionários, por exemplo. Além disso, contas de consumo (água, energia elétrica e telefone) também entram na lista de contas à pagar. São também os pagamentos com investimentos, como cursos, viagens e equipamentos. É tudo que se PAGA.

 

#2 Contas a Receber

Geralmente são todos os valores que o cliente precisa pagar para sua empresa. É necessário ter conhecimento, também, dos valores à receber à vista ou parcelado.

 

#3 Capital de Giro

São recursos que servem para manter a empresa funcionando em épocas difíceis, quando não há entrada de dinheiro suficiente para cobrir as despesas. Esse recurso é muito utilizado nos primeiros meses de funcionamento do negócio, onde ainda está sendo formada uma carteira de clientes e o foco é na divulgação.

 

#4 Capital Social

É o montante de dinheiro necessário para abrir e manter uma empresa, ou, quanto dinheiro foi investido para criar o negócio.

 

#5 Controle de Estoque

É o monitoramento da quantidade de produtos que estão guardados, esperando para serem comprados ou utilizados numa linha de produção.

Fazer a gestão de estoque é importante porque assim você sabe quanto tempo tem antes de reabastecer as prateleiras e pode tomar decisões importantes, como criar promoções, por exemplo. Controle de estoque é gerenciar a atividade da empresa!

 

#6 Faturamento

É o valor que a empresa recebeu com todas as vendas somadas em um determinado período de tempo. Faturamento anual, por exemplo, é a soma das vendas durante um ano.

 

#7 Fluxo de Caixa

É um mecanismo de controle das entradas e saídas de dinheiro, ou seja, das despesas e receitas da empresa. Para manter a saúde financeira dos negócios, controlar o fluxo de caixa é fundamental.

 

#8 Gerenciador Financeiro

É uma ferramenta que ajuda a controlar o dinheiro da empresa. Você insere os recebimentos e despesas e pode monitorar as finanças do seu negócio. Os gerenciadores financeiros podem ser ferramentas online, que costumam ser muito eficientes.

 

#9 Margem de Lucro

É a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço, depois de descontadas as despesas para produzi-lo e os impostos. Basicamente, é a porcentagem de lucro que a empresa recebe por um determinado produto.

 

#10 Pró-Labore

É uma espécie de remuneração fixa paga ao dono da empresa, como se fosse um salário por suas horas de trabalho na administração do negócio.

É importante ressaltar que o pró-labore é diferente do lucro da empresa. O lucro da empresa deve ser destinado ao capital de giro e investimentos na própria empresa.

 

#11 Receita

É um valor que entra no caixa da empresa pela venda de um produto ou serviço. A receita é tudo aquilo que você arrecada, a título de pagamento pela venda de um produto ou prestação de um serviço.

Portanto, a receita representará todas as entradas de recursos que ocorreram na sua empresa naquele dia, mês ou ano.

 

#12 DFe Documento Fiscal Eletrônico (DFe)

São todos os documentos fiscais com existência digital, ou seja, tudo que for um documento importante para o fiscal e que seja eletrônico, como a Nota Fiscal eletrônica (NFe); Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFe); Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) e outros.

 

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - 12 TERMOS FINANCEIROS QUE VOCÊ PRECISA SABER

Gostou? Compartilhe esse artigo!

@medicon