Cópia de blog 24 - CONHEÇA OS 7 ERROS FATAIS NO CONTROLE FINANCEIRO DO SEU NEGÓCIO

CONHEÇA OS 7 ERROS FATAIS NO CONTROLE FINANCEIRO DO SEU NEGÓCIO

Fevereiro 19, 2018 - @medicon

Sem comentários

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Após anos de análises, estudos e acompanhamentos, ter o controle financeiro do negócio é uma dificuldade para muitos empreendedores – novatos ou experientes. O IBGE em parceria com o SEBRAE disponibilizaram dados de que metade das empresas brasileiras fecha as portas antes mesmo de completar 4 anos de existência e que um dos maiores motivos é o total desconhecimento pela parte financeira do negócio e falta de planejamento no campo das finanças.

Você não pretende fazer parte desses números do IBGE e SEBRAE, certo!? Então, está na hora de aproveitar o momento e começar a encarar a finanças do negócio com um pouco mais de seriedade.

Por que não começar com as principais dificuldades ou com os pontos em que estão errados na área financeira do negócio? Mesmo para os empreendedores experientes e que o negócio possui grande faturamento pode vir à falência caso cometa alguns deslizes financeiros. Por isso, separamos uma lista com os 7 erros fatais no controle financeiro do seu negócio. Acompanhe agora!

 

Capital Pessoal x Capital Empresarial

Erro clássico e muito comum cometido por diversos empreendedores. Aqui, o gestor resolve usar “os cofres” da empresa como um verdadeiro caixa eletrônico ou, no sentido contrário, decide bancar com o próprio dinheiro materiais necessários para a manutenção do negócio, desde uma simples cadeira até o pagamento de alguma conta.

Confundir ou misturar o capital pessoal com o capital empresarial compromete o monitoramento dos resultados da empresa, uma vez que você perde o controle sobre dados importantes, como a lucratividade, os custos do negócio, entre muitas outras coisas. Além disso, o Fisco pode interpretar essas transações como sonegação de impostos, o que é uma situação ainda pior.

 

Processos Manuais x Tecnologia

Para os negócios mais recentes, talvez esse seja um ponto a ser desconsiderado. Já que as tecnologias estão em ebulição e esses negócios surgiram nesse cenário, a maioria já faz uso para beneficiar ou otimizar a estrutura financeira da empresa.

Mas para as empresas mais antigas, esse assunto pode ser delicado, uma vez que os empresários relutam em utilizar novas tendências no mercado por medo de algum impacto negativo nos negócios.

Em ambos os casos, lembre-se: a tecnologia deixou de ser um diferencial e passou a ser uma obrigação para as empresas.

Esse erro, de manter de processos manuais, que podem comprometer a eficiência da gestão, pode ser facilmente solucionado pelas tecnologias existentes. Já existem diversos softwares de controle financeiro e outras até apostam em ferramentas para o controle efetivo dos estoques.

É a tecnologia em favor da otimização do seu negócio.

 

Controlar Fluxos de Caixa

O controle efetivo dos fluxos de caixa é o que separa a gestão profissional e pró-ativa da velha administração reativa, que apenas “apaga incêndios” quando eles aparecem. Essa é uma ferramenta indispensável para a gestão, e um grande erro cometido por muitos gestores é ignorar o seu potencial.

O fluxo de caixa é uma excelente ferramenta para você planejar e traçar o futuro da empresa, pois os dados que são gerados possuem extrema relevância. Com isso, você será capaz de definir metas com mais precisão, planejar a compra de estoques e até mesmo verificar a possibilidade de realizar investimento ou contrair empréstimos.

Você quer ter o controle financeiro do seu negócio? Nunca esqueça do fluxo de caixa, é a sua bússola nessa jornada empreendedora.

 

Cultura Organizacional

Você como gestor ou empreendedor, muitas vezes, não é quem vai executar todas as ações na área financeira da empresa. O que é completamente normal. Ou seja, esses processos são realizados pelos colaboradores.

Nesse caso, a sua empresa deve prezar por manter uma cultura organizacional. Se não é você quem executará todas as ações e processos dessa área, você deve ser capaz de delegar para cada colaborador a devida função. Eles devem entender os processos e frequentemente apresentar os resultados.

Uma ótima forma de manter a equipe sempre engajada e conversando a mesma língua é apostando em treinamentos. Além de ser uma excelente oportunidade para apresentar ao time os valores que a empresa acredita.

 

Planejamento Tributário

Você sabe o quanto paga de impostos todos os meses? Saberia dizer se adota o modelo de tributação mais adequado para o seu negócio? Faz o recolhimento apropriado de todos os tributos? Todas essas perguntas precisam ser respondidas; afinal, as empresas precisam otimizar ao máximo esse tipo de processo para evitar paga mais do que devem.

Você, jamais, deve negligenciar o planejamento tributário da empresa. É fundamental que você tenha certo conhecimento sobre esse assunto para que você consiga fazer um bom planejamento e, dessa forma, reduzir ao máximo os encargos nessa área.

 

Capital de Giro

O capital de giro é indispensável para você ter o controle financeiro do negócio. Afinal, você deseja contar com os recursos necessários para a manutenção da rotina operacional diária. O fluxo de caixa pode ajudar nessa etapa para avaliar todas as necessidades.

Justamente para não cair em situações como essa: você precisa de dinheiro para comprar algum item indispensável para a empresa ou até mesmo coisas mais importantes, como a reposição dos estoques de mercadorias. Sabendo que a empresa vendeu bastante no último mês, confia que haverá os recursos necessários. Acontece que a maioria das vendas foi a prazo. Sem dinheiro, e agora?

Agora é importante que você mantenha o capital de giro com saúde, é ele que vai te ajudar nessas horas.

 

Controle Financeiro é Complicado! E Agora!?

Bem, se você chegou até aqui na leitura, certamente não terá essa opinião. Você percebeu que as tecnologias existem sempre para ajudar em todos os negócios e que ferramentas e táticas básicas podem fazer o seu conhecimento ir além.

Agora, se você for um dos empreendedores que pensa que dominar as finanças do negócio é algo de outro mundo, quando não é verdade, comece agora mesmo a rever os seus conceitos!

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - CONHEÇA OS 7 ERROS FATAIS NO CONTROLE FINANCEIRO DO SEU NEGÓCIO

Gostou? Compartilhe esse artigo!

@medicon