BLOG MEDICON 26 750x419 - A CONTABILIDADE PODE AJUDAR NA INADIMPLÊNCIA COM SEUS CLIENTES

A CONTABILIDADE PODE AJUDAR NA INADIMPLÊNCIA COM SEUS CLIENTES

agosto 15, 2018 - @medicon

Sem comentários

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

A inadimplência é um problema conhecido pelos mais variados tipos de negócio. Oscilações e instabilidade na economia do país podem influenciar a capacidade dos consumidores em liquidar suas dívidas. Contudo, para além dos fatores difíceis de prever, é possível atuar com mais cautela a partir do conhecimento antecipado sobre os períodos do ano em que os clientes costumam ter maiores dificuldades de manter os pagamentos em dia.

É muito comum as empresas lidarem com a inadimplência, a qual é um problema que pode acontecer nos variados tipos de segmentos principalmente no setor de serviços, o qual, segundo a Serasa, registra 9% do total de contas não pagas no Brasil. 

Segundo a Associação Nacional dos Birôs de Crédito (ANBC) isso acontece devido oscilações e instabilidade na economia do país e que influencia na capacidade dos consumidores em pagar suas dívidas e prevê que os índices de inadimplência só vão se recuperar a partir de 2018 devido à PRI crescente taxa de desemprego, economia estagnada e queda nas rendas familiares.

Uma contabilidade especializada pode contribuir, e muito, para aliviar essa situação. Como assim? A contabilidade sabe que a taxa de inadimplência influencia na saúde financeira do seu negócio e é capaz oferecer orientações para encontrar meios de abordar e contornar o problema. Acompanhe agora algumas maneiras recomendadas!

 

Controle e Autonomia de Inadimplentes

Como você sabe, nosso país vive situações de instabilidade todos os dias, desempregos e queda de renda são fatores que contribuem para o índice de inadimplência se elevar. Ainda assim, é natural que o índice exista, nunca deixará de existir.

E você, como dono do negócio e experiente, sabe que em certos momentos alguns clientes podem sofrer dificuldades para honrar os pagamentos dos serviços consumidos. Recomendamos que trace o perfil desses clientes inadimplentes para que uma negociação seja possível e até propostas de alternativas de pagamento. Afinal, você não quer perder dinheiro e entrar em conflito com o cliente.

Hoje existem softwares e tecnologias que possibilitam a gestão inteligente da sua carteira de clientes. Caso você queira automatizar esse processo, faça uma busca e encontre o mais adequado ao seu perfil.

 

Administre os Índices de Inadimplência

Você não tem organizado o perfil de cada cliente inadimplente? Isso pode ser um risco para o seu negócio. Os níveis de inadimplência podem perder o controle e a sua empresa pode também se tornar inadimplente perante os fornecedores e instituições financeiras. Tenha cuidado ao tomar decisões.

O contador tem um papel fundamental, pois sua missão é orientar o empreendedor sobre como cuidar da saúde financeira do negócio sem causar impacto profundo no fluxo de caixa. Através de um bom relacionamento com o seu contador, o empresário, pode não somente ter relatórios precisos sobre quem está inadimplente, como quanto cada cliente deve e como a empresa pode sair desse sufoco. Além disso, adotar práticas para prevenção, caso sua empresa ainda não esteja passando por isso.

Aqui é que uma contabilidade especializada pode te ajudar. O fluxo de caixa elaborado por ela disponibiliza um leque de informações para você. Utilize tudo a seu favor. Elabore um plano para administrar a situação. Com essas informações, você saberá se o seu negócio é capaz de suportar essa situação e por quanto tempo.

 

Contorne a Inadimplência

Agora você sabe que pode contar com o auxílio da tecnologia; otimização de processos e parceiros especializados para lidar tranquilamente com inadimplências.

Mas, ainda assim, queremos dar mais algumas dicas. Verifique a sazonalidade das inadimplências dos clientes, o volume de serviços que não foram pagos e se as cobranças acumularam juros muito altos ou não, a fim de determinar se é concreta a possibilidade de recebimento pela dívida.

Não perca o controle do seu negócio. Efetue cobranças com profissionalismo e cordialidade, perceberá que terá uma relação mais próxima com os clientes e não o afugentará.

 

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - A CONTABILIDADE PODE AJUDAR NA INADIMPLÊNCIA COM SEUS CLIENTES

Gostou? Compartilhe esse artigo!

@medicon