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5 DICAS PARA SE TORNAR UM FRANQUEADO DE SUCESSO

dezembro 5, 2017 - @medicon

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Ser um franqueado de sucesso é o objetivo de muitos daqueles que já investem ou pensam em investir em franquia. Embora ter êxito no negócio pareça mais fácil no mundo do franchising, para chegar lá é preciso trilhar um longo caminho.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias faturou 151,247 bilhões de reais em 2016, crescendo 8,3% mesmo em um ano desafiador para a economia nacional. O Brasil tem mais de 2,9 mil redes de franquias ativas, somando um total de 144 mil unidades franqueadas e gerando mais de 1,2 milhão de empregos diretos.

Antes de fechar qualquer negócio, um candidato a franqueado deve saber quais são as opções de negócio que se encaixam melhor no seu perfil pessoal, ritmo de vida e capacidade de investimento. Para evitar frustrações com negócios que exigem investimentos além da suas economias, é recomendável restringir as oportunidades conforme o volume de investimento necessário para adquirir e montar a franquia.

Com números tão positivos, o interesse de investidores em fazer parte do universo do franchising é crescente. Além de entrar em um mercado forte, investir em franquia possibilita começar um negócio com baixo capital: há marcas com investimento inicial de até 10 mil reais e com modelos de atuação home based, o que reduz ainda mais os custos operacionais.

Adquirir uma franquia significa empreender e assumir riscos. Sim, o sistema de franchising minimiza os riscos do negócio, mas todos os negócios têm seus riscos. Franquias não são garantias de sucesso. Elas apenas reduzem as margens de erro.

Porém, ter sucesso nesse ramo não é algo que depende apenas da franqueadora. Mais do que isso, o franqueado desempenha um papel fundamental na produtividade de sua unidade. Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como se tornar um franqueado de sucesso. Confira agora!

 

#1 Entenda o Sistema

Compreender qual a estrutura de uma rede de franquias é indispensável para se dar bem. Respeitar as regras e saber qual o limite entre ser dono e parceiro são fatores importantes para manter a franquia. O negócio pode não prosperar se as duas partes, franqueado e franqueadora, não confiam um no outro

 

#2 Invista com Inteligência

Pense e estude muito bem antes de fazer o seu investimento. Planeje e estude o mercado para encontrar a melhor opção de franquia de acordo com o seu perfil.

A análise cuidadosa da Circular de Oferta da Franquia, do contrato de franquia e conversas com outros franqueados da rede ajudam a fundamentar a tomada de decisão.

 

#3 Tenha Atitude Empreendedora

Um sistema bem formatado vai dar as informações para que o franqueado ganhe dinheiro. Uma marca de sucesso é meio caminho andado, mas o que faz diferença em franqueados muito parecidos é como eles se comportam e praticam toda a teoria entregue.

Afinal o negócio é seu. É você quem dita as regras do jogo.

 

#4 Identifique-se com o Modelo de Negócios

Dedicar-se a um negócio no qual você acredita e estar ao lado de uma marca compatível com seu perfil e seus valores vai fazer toda a diferença no desempenho da franquia.

Assim, na hora de escolher uma franquia, é essencial que você não leve em conta apenas o valor de o investimento inicial ou a previsão de lucro ou faturamento informados pela empresa. Adquirir um negócio apenas pela rentabilidade que é possível conquistar não é sinônimo de sucesso.

A identificação com o negócio também contribui para que o franqueado mantenha-se por dentro das tendências do segmento em que vai atuar.

 

#5 Garanta Bom Atendimento

Quem compra uma franquia precisa saber que os clientes já conhecem seu produto e, se sua unidade não tiver um atendimento excepcional, eles vão buscar outra parecida. De nada adianta investir a sua poupança disponível na franquia e deixar clientes insatisfeitos.

De acordo com uma pesquisa da Accenture, publicada em 2016, 86% dos consumidores brasileiros trocaram uma empresa pela concorrente por conta de atendimento ruim. Portanto, ser um franqueado de sucesso está ligado, também, a garantir a satisfação dos clientes.

Em microfranquias nas quais o franqueado é também o responsável pela operação ou parte da execução das tarefas é fundamental que o profissional saiba equilibrar suas tarefas de gestão e de atendimento ao cliente.

 

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