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6 DICAS DE GESTÃO DE CUSTOS PARA O SEU NEGÓCIO

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gestão estratégica de custos é um ponto chave para o sucesso de um empreendimento, tanto de pequeno como de grande porte: isso não se discute. A questão, no entanto, não é apenas obter a redução de custos e, sim, como reduzi-los com inteligência. Somente assim é possível obter uma rentabilidade sustentável.

Se, em um momento de crise, você dispensa funcionários treinados, por exemplo, terá que contratar outros mais à frente e, novamente, investir em treinamento. Se você decide diminuir estoques, pode não ter como atender o cliente na hora que ele solicitar e correr o risco de perdê-lo.

Como se vê, somente um gerenciamento de custos eficiente pode identificar os verdadeiros gastos supérfluos que podem estar comprometendo a saúde financeira da sua empresa. Neste post, vamos apresentar 6 dicas importantes sobre como deve se dar esse controle de forma que não comprometa o crescimento do negócio. Acompanhe agora!

 

1 Diferenciando Custos e Despesas

O primeiro passo é deixar clara a diferença entre esses dois conceitos que ainda confundem muita gente:

  • Custos são gastos que se referem ao produto, tanto para fabricar, quando se trata de indústrias, como para comercializar no caso de varejistas e atacadistas. Ou seja, são gastos necessários para deixar seu produto pronto para a venda;
  • Despesas são gastos que não estão vinculados diretamente ao produto, mas que existem em função dele, ou seja, para que o negócio ande e o produto seja vendido. Aqui estão inclusas as comissões, aluguéis e gastos administrativos.

Tanto os custos como as despesas pertencem a duas categorias:

  • Fixos: são custos e despesas essenciais para manter a empresa em operação a cada mês e têm que ser pagos, independente de sua produção e vendas, por exemplo:
    • Folha de pagamento;
    • Aluguel;
    • Energia elétrica;
    • Água;
    • Telefonia;
    • Internet.
  • Variáveis: são custos e despesas atrelados ao volume de produção/venda mensal. Aqui se incluem compras de insumos/produtos e vendas ao consumidor, assim como comissões de vendas e impostos, entre outros. Quanto maior o volume, maior é o montante.

 

2 Escolhendo Fornecedores Confiáveis

Para obter o melhor orçamento, não basta procurar o melhor preço entre três fornecedores, como se costuma fazer. É preciso atentar que, muitas vezes, uma economia pode vir a custar caro, se a mercadoria não for entregue no prazo e na qualidade necessária. Portanto, siga dicas fundamentais:

  • Tenha uma carteira de fornecedores confiáveis;
  • Conheça suas empresas;
  • Veja pessoalmente suas condições de produção e entrega.

 

3 Preparando a Reserva Financeira

Para a gestão de custos eficaz, é preciso:

  • Trabalhar com estimativas;
  • Avaliar a relação custo-benefício;
  • Saber quais recursos são realmente imprescindíveis e viáveis para a empresa.

Trabalhe sempre com uma margem no orçamento, porque podem surgir imprevistos e você terá como intervir, sem prejudicar o fluxo da operação.

 

4 Analisando os Resultados Para Melhorar

Em se tratando de projetos específicos, crie planilhas de acompanhamento. Com elas, você poderá analisar se os resultados corresponderam às estimativas iniciais.

Lembre-se de que, numa gestão de custos rigorosa, nem se pode “estourar” o orçamento, nem ficar muito abaixo dele, o que denotaria uma expectativa inicial ineficiente.

 

5 Comparando a Evolução Entre Períodos

Estabeleça metas mensais e anuais em cada uma das áreas e passe a acompanhar de perto a evolução de cada uma delas. Com esse “pente fino”, você conseguirá identificar onde estão os gargalos.

Será que seu controle de estoque, por exemplo, está sendo gerenciado adequadamente? Essa é uma área que, de forma geral, muitas empresas negligenciam e na qual se observam grandes desperdícios.

 

6 Conhecendo o Negócio Para Ter Sucesso

De acordo com os especialistas em gestão estratégica de custos, para se conseguir verdadeira eficiência nessa área, é preciso, em primeiro lugar, que a empresa conheça profundamente o próprio negócio em que atua.

Isso significa saber quais são suas principais fraquezas e forças internas e, também, essas mesmas forças no ambiente externo — a famosa metodologia da Análise SWOT. Por meio dessa metodologia, são avaliadas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças com que as empresas interagem todo o tempo. E, a partir dessas informações, é possível realizar todo um planejamento estratégico para crescimento e melhoria.

Como está o gerenciamento de custos em sua empresa? Está sendo feito de maneira estratégica? Quer conhecer outras dicas para uma gestão financeira eficiente?

 

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