15.10 blog outubro rosa - OUTUBRO ROSA: ABRACE ESSA CAUSA

OUTUBRO ROSA: ABRACE ESSA CAUSA

outubro 10, 2019 - @medicon

Sem comentários

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres por tumor no Brasil. Entre as mortes por doenças, em geral no sexo feminino, perde apenas para os problemas cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Em 2008, o Outubro Rosa chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do Brasil, como passeatas e orientações à população em geral. Durante o mês, monumentos públicos também ganham cor para apoiar essa causa.

O laço rosa, já conhecido mundialmente, simboliza a luta contra o câncer de mama e um alerta às mulheres para que façam o autoexame das mamas e, a partir dos 50 anos, a mamografia.

Prevenção

O histórico familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama. Mulheres com parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) que tiveram a doença antes dos 50 anos podem ser mais vulneráveis. Entre outros fatores de risco estão o aumento da idade, a menarca precoce (primeira menstruação antes dos 11 anos de idade), a menopausa tardia (última menstruação após os 55 anos), nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho depois dos 30 anos*. O excesso de peso também aumenta o risco de desenvolver o câncer de mama. Por isso, é importante manter uma dieta equilibrada, fazer exames periódicos de diabetes e praticar exercícios físicos regularmente.

O autoexame não deve ser substituído pela mamografia, mas pode ajudar a detectar precocemente um nódulo e aumentar as chances de sucesso no tratamento, seja qual for o problema encontrado.

 

Quando Fazer?

  • Mulheres a partir dos 20 anos de idade devem realizar o autoexame uma vez ao mês, de preferência de 7 a 10 dias após o início da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis.
  • Mulheres na menopausa devem fazer o autoexame todos os meses, sempre no mesmo dia.

A Sociedade Americana do Câncer oferece as seguintes orientações para fazer o autoexame das mamas:

1º: Deite em uma superfície confortável e plana. Coloque o braço direito atrás da cabeça.

2º: Com os três dedos do meio da mão esquerda faça pequenos movimentos circulares na mama direita, em busca de qualquer anormalidade.

3º: Alterne esses movimentos usando uma pressão de dedos leve, média e firme.

4º: Continue o exame passando os três dedos de cima para baixo, fazendo linhas imaginárias por todo o seio, para ter certeza de que está examinando toda a superfície da mama, a área do peito e o interior do braço.

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - OUTUBRO ROSA: ABRACE ESSA CAUSA

Gostou? Compartilhe esse artigo!

@medicon