BLOG MEDICON 7 - ECONOMIZE APENAS ADEQUANDO O REGIME TRIBUTÁRIO DA SUA EMPRESA

ECONOMIZE APENAS ADEQUANDO O REGIME TRIBUTÁRIO DA SUA EMPRESA

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Empreender é tarefa que se mostra complexa, principalmente devido à quantidade de conhecimentos que é necessário se apropriar para que haja boa desenvoltura no negócio. Em um país como o Brasil, onde a carga tributária é elevada e a legislação é densa e de complexo entendimento, é importante avaliar o melhor regime tributário para sua empresa. Objetivando evitar custos desnecessários, aplicação eficaz de recursos e riscos fiscais.

Acertando no planejamento tributário do seu negócio permitirá que utilize seus recursos de forma eficaz. Reduzindo os gastos necessários à sua operação, aumentando sua margem de lucro, tornando-a mais competitiva no ramo onde atua e de acordo com as exigências do fisco.

Se você quer economizar nos impostos é muito importante que o regime de tributação correto seja escolhido. Isso é necessário porque embora o Simples Nacional seja muito útil para boa parte das empresas, nem sempre o valor dos impostos cobrado por ele é, efetivamente, o menor.

Também é importante decidir corretamente entre o regime de tributação pelo lucro real ou então pelo lucro presumido, já que cada um desses regimes funciona melhor para um tipo de empresa.

Empresas com lucro mais baixo, como pequenas empresas, tendem a pagar menos com o lucro real. Já as que possuem maior faturamento encontram mais vantagens no regime de lucro presumido.

Quais os principais regimes tributários nos quais poderá se enquadrar? Saiba mais sobre o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Acompanhe agora!

 

Lucro Real

O Lucro Real é um regime tributário de apuração do IRPJ e da CSLL. Uma de suas principais características é a incidência dos tributos diretamente sobre os lucros, então, é necessário que a contabilidade seja realizada tempestivamente.

Permite-se, nessa modalidade, que os valores referentes a custos e despesas sejam utilizados para diminuir a base de cálculo. Requer sólido conhecimento da legislação para apurar e classificar as despesas, devido à quantidade de detalhes.

 

Lucro Presumido

No Lucro Presumido a apuração do IRPJ, CSLL dão-se sobre o valor do faturamento que a lei presume ser o lucro da empresa, por meio de alíquotas de acordo com a atividade que originou as receitas. De posse desse valor, que será a base de cálculo, os tributos serão calculados com os seguintes percentuais: 15% (IRPJ) e 9% (CSLL).

 

Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime que busca simplificar a vida do contribuinte e diminuir o impacto da carga tributária em seu negócio. Abrange IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e ISS, que são recolhidos em uma única guia. Os percentuais da cada tributo irão variar conforme a atividade que deu origem à receita e ao faturamento acumulado dos últimos 12 meses.

 

Qual o Melhor Regime para Minha Empresa?

Não podemos garantir qual dos Regimes citados será o melhor para a sua empresa, pois é necessário o conhecimento de diversas informações e dados (faturamento da empresa, ramo de atividade onde atua e as legislações tributárias federal, estadual e municipal).

Você pode entender tudo sobre regimes tributários na prática com um guia que elaboramos exclusivamente para você.

 

Contabilidade Como Ferramenta de Gestão

É de extrema importância que você conte com a ajuda de uma contabilidade especializada. Ela poderá orientar você quanto à melhor estratégia tributária para seguir e fornecerá relatórios que servirão como base para tomada de decisão e resolução de problemas. Com dados que possibilitem saber em que áreas os recursos financeiros poderão ser melhor administrados.

A escolha do regime de tributação deve ser feita considerando diferentes variáveis específicas do negócio. Utilizar os conhecimentos de um bom contador é indispensável.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - ECONOMIZE APENAS ADEQUANDO O REGIME TRIBUTÁRIO DA SUA EMPRESA