BLOG MEDICON 24 - O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E PORQUE VOCÊ DEVE FAZER?

O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E PORQUE VOCÊ DEVE FAZER?

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Ser gestor e ter uma empresa que foca no seu crescimento é, invariavelmente, precisar investir em um bom planejamento tributário. A carga tributária em nosso país é muito pesada. São diversos impostos, aplicados a diversas situações, com percentuais, datas de vencimento e regras diferentes. É muito fácil se perder em meio a tudo isso.

Além disso, sem um bom planejamento tributário, sua empresa pode estar, inclusive, pagando mais impostos do que o necessário. Já parou para pensar nisso? É por isso que um planejamento tributário cuidadoso pode te ajudar não apenas a se organizar melhor, mas principalmente a tornar sua empresa mais lucrativa. E tudo isso sem nem passar perto de recorrer à sonegação de impostos ou evasão fiscal.

O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

O planejamento tributário pode ser definido como uma das principais ferramentas que as empresas têm à disposição para obter mais economia tributária, bem como para garantir maior conformidade em suas operações fiscais. Ele engloba uma série de práticas, tais como a análise comparativa de regimes tributários para o enquadramento no que for mais vantajoso, o aproveitamento de benefícios e isenções fiscais, e o levantamento de oportunidades tributárias. 

Também se relaciona diretamente com processos de revisão fiscal e recuperação de créditos tributários, posto que, para tomar as melhores decisões para o desenvolvimento fiscal de seus negócios, os empresários precisam avaliar minuciosamente os seus registros contábeis e, dessa forma, acabam justamente identificando valores restituíveis decorrentes do pagamento excedente de impostos. 

QUAL É A FINALIDADE DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO? QUE BENEFÍCIOS OFERECE?

Em suma, o propósito do planejamento tributário é garantir às empresas a possibilidade de pagar menos impostos — o que, considerado o contexto fiscal brasileiro, tem caráter vital à estabilidade de um negócio. Para tanto, busca levantar todas as oportunidades possíveis e legais para a obtenção de isenções tributárias, para a redução de alíquotas, ou mesmo para o adiamento do pagamento de tributos — nos casos em que se necessita desafogar o caixa. 

Mas não é apenas isso. O planejamento tributário também se propõe a oferecer mais segurança fiscal às empresas, antecipando riscos, facilitando a escolha do regime tributário ideal, promovendo a manutenção dos índices de compliance e proporcionando meios de aumentar a eficiência, a autonomia e a assertividade das operações fiscais. 

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

Para realizar um planejamento tributário — um eficiente, acima de tudo — é preciso considerar uma série de questões, a exemplo da atual realidade do negócio, das metas que ele pretende alcançar, dos resultados que obteve ao longo do tempo, do número de funcionários que possui, do regime fiscal em que está enquadrado, do seu faturamento, etc.

Quanto mais detalhes forem levados em conta, melhor. Dessa forma, qualquer análise feita ou qualquer estratégia traçada será muito mais assertiva. 

Depois disso, é preciso definir que tipo de planejamento se pretende realizar, se é um mais corretivo, mais preventivo ou estratégico, por exemplo. Isso porque as metodologias e ferramentas empregadas na hora da elaboração do plano podem variar de acordo com as demandas de cada empresa.

Por fim, é preciso saber que, para se traçar os melhores caminhos, é importante contar com ajuda especializada. Ter o auxílio de um contador ou de equipe de consultoria tributária é não apenas útil, como necessário.

Com isso em mente, é possível elencar alguns pontos que fazem parte do processo de elaboração de um bom planejamento tributário:

4 MOTIVOS PARA VOCÊ INVESTIR NO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Há diversos motivos para você investir agora em um bom planejamento tributário. No entanto, destacamos aqui os 4 principais:

#1 Evitar a incidência do tributo. Com um estudo aprofundado é possível implementar processos que impeçam a ocorrência do fato gerador de alguns tributos. Adequar seu negócio às exigências municipais a fim de encaixá-la em uma regra que isenta de alguns impostos.

#2 Reduzir as taxas a serem recolhidas. Com a orientação de um profissional especializado é possível entender as regras de cada imposto e, dessa forma, planejar formas de reduzir estas taxas. 

#3 Retardar o pagamento de algumas taxas. Alguns tributos permitem o “atraso” no pagamento sem que isso incida em juros ou multas. Essa é uma ótima tática para aqueles momentos em que há pouco capital de giro.

#4 Entender se é a hora de mudar. Uma mesma empresa pode passar por momentos diferentes na sua história. E dependendo das mudanças ou de seu crescimento, pode chegar o momento em que a melhor opção para pagar menos impostos é fazer a mudança de regime tributário.

Só um bom estudo da empresa por uma equipe especializada te permite planejar formas de se reduzir a carga tributária de forma eficiente, como as citadas acima, e sem ultrapassar a fronteira da legalidade.

4 VANTAGENS DE TER UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EFICIENTE

Um planejamento tributário eficiente traz inúmeras vantagens a qualquer empresa. Selecionamos os 4 principais benefícios que ele pode trazer para o seu negócio:

#1 Economia. Essa é a maior vantagem, sem sombra de dúvidas. Com uma carga tributária que, no Brasil, pode chegar a 30% de todas as receitas de uma empresa, reduzir este número é algo extremamente desejado.

#2 Segurança. Todo planejamento tem como principal objetivo organizar o futuro a fim de prevenir erros. Essa atuação preventiva pode evitar as mais diversas situações indesejadas como, por exemplo, a perda de prazos, o esquecimento de pagamentos obrigatórios e, consequentemente, problemas com o Fisco.

#3 Competitividade para o seu negócio. Como vimos até aqui, um bom planejamento tributário reduz o custo operacional da sua empresa. Esse custo permite que você ofereça preços mais atrativos, aumentando sua competitividade.

#4 Lucratividade. Quando você consegue oferecer preços competitivos, consegue efetuar mais vendas e, consequentemente, ter uma empresa mais lucrativa.

COMO A MEDICON PODE TE AJUDAR?

A Medicon cuida de todo o processo da sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, do recebimento e análise de documentos até a entrega e apresentação à Receita Federal.

Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

Você pode escolher uma Contabilidade Digital e completa. Contar com a praticidade de cuidar do seu dinheiro; seu patrimônio e seu negócio de um jeito fácil e seguro.

É uma contabilidade inteira, na palma da mão, 24 horas por dia. Pelo App ou Plataforma Web, oferecendo tudo o que você precisa.

cta medicon 4 600x100 - O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E PORQUE VOCÊ DEVE FAZER?