top view finances elements assortment 800x440 - PRÓ-LABORE: ENTENDA O QUE É E COMO FAZER O CÁLCULO

PRÓ-LABORE: ENTENDA O QUE É E COMO FAZER O CÁLCULO

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Definir o pró-labore traz vários benefícios, um deles é considerar o valor do trabalho do sócio. Como também, considerar este valor como um custo e, entender o que está acontecendo com os resultados do negócio.

É fundamental entender o que é o pró-labore, a importância e como calcular corretamente.

O Que É Um Pró-Labore?

O termo “Pro-labore” é uma locução em língua latina que significa “pelo trabalho” ou seja, é a remuneração que o sócio ou gestor de uma empresa deve receber pelo trabalho que ele realizou.

Ele funciona como se fosse um salário. É um sistema de pagamento muito importante. Afinal de contas, quando investimos em uma empresa, ainda precisamos pagar contas pessoais. E estes valores são essenciais, nesse sentido.

Além disso, através do pró-labore, os sócios têm direito a benefícios como aposentadoria pelo INSS, Pensão por Morte, Licença Maternidade e Auxílio Doença. Ou seja: também é uma forma de cuidar de cada sócio.

Apesar de não existir uma regra específica para fazer o cálculo do pró-labore, há alguns critérios que precisam ser levados em consideração.

  • A quantia precisa ser equivalente aos ganhos da empresa. 
  • Precisa ser compatível com o pagamento de um funcionário na mesma função.
  • Precisa ser equivalente às atividades que o sócio realiza.

O pró-labore geralmente fica definido no Contrato Social da empresa. Juntos, os sócios podem definir a periodicidade desses pagamentos. 

É importante dizer também que a Lei nº 8.212/91 define o pró-labore como obrigatório para sócios administradores, titulares ou cotistas que prestam serviços à empresa.

 Como Definir O Valor Do Pró-Labore?

O valor do pró-labore deve ser definido de acordo com a média que o mercado paga pela atividade que o sócio irá executar.

O ideal é começar pela definição das atividades que o sócio-administrador irá exercer na empresa e quais são suas responsabilidades.

Depois estabeleça uma pesquisa de mercado para entender quanto seria o salário de um funcionário CLT que exercesse a mesma função do sócio-administrador.

Com estas informações, defina um valor de pró-labore 20 a 30% maior do o salário do funcionário CLT, para compensar a ausência de benefícios trabalhistas. 

A definição de um pró-labore é uma forma de se evitar problemas fiscais. Também há o Decreto nº 3.048/99 que afirma a obrigatoriedade dos sócios que administram empresas serem contribuintes do INSS. Essa contribuição leva em consideração o valor estipulado para o pró-labore.

 Formas De Remunerar Sócios De Uma Empresa

Há, basicamente, 3 formas de se remunerar os sócios de uma empresa:

  1. Juros sobre capital próprio – Mais indicada para grandes empresas e com um farto capital social, o que permite aos sócios serem recompensados pelo próprio capital que investiram. 
  2. Distribuição de lucros (dividendos) – É uma boa opção para empresas de pequeno e médio porte. É realizada com base naquilo que ficou acordado no Contrato Social da empresa. No caso de a empresa ter prejuízo, é proibido fazer retiradas antes do pagamento das dívidas.
  3. Pró-labore – Funciona como um salário, e seus detalhes devem ser estipulados no Contrato Social da empresa. 

Ter um valor definido, fixo, ajuda a empresa se programar para o gasto. Desse modo, é possível tornar o controle financeiro mais preciso, já que se trata de uma previsão.

O valor do pró-labore não deverá ser o mesmo para todos os sócios, varia da atividade executada por cada um. Caso não exerça nenhuma atividade na empresa, receberão somente pela divisão de lucro e dividendos do negócio.

Com o conhecimento dos conceitos básicos, fica mais fácil compreender o que acontece dentro da empresa e então tomar decisões, sempre com o objetivo de melhorar os resultados do negócio.

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - PRÓ-LABORE: ENTENDA O QUE É E COMO FAZER O CÁLCULO