687 061ecd4676e0229ed7fda1c44eb5c445 - SAIBA COMO OTIMIZAR O FLUXO DE CAIXA NA ÁREA DA SAÚDE

SAIBA COMO OTIMIZAR O FLUXO DE CAIXA NA ÁREA DA SAÚDE

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Ao melhorar o fluxo de caixa do consultório médico você consegue controlar todas as suas movimentações financeiras com agilidade e aumentar seu resultado financeiro sem perder mais tempo.

Toda empresa tem um ciclo financeiro, que abrange prazos e valores que vão desde a compra de insumos básicos ao recebimento de receitas decorrentes das vendas e serviços prestados. Na área da saúde não é diferente. Clínicas, consultórios, hospitais e outras instituições do setor precisam gerenciar bem esses processos para evitar desarranjos no fluxo de caixa.

Você tem controlado bem o fluxo de caixa da sua empresa? Você ainda registra as entradas e saídas de dinheiro da empresa em uma planilha? Consegue tomar decisões assertivas baseadas em seus registros financeiros?

Manter as finanças sempre organizadas é indispensável para que clínicas e consultórios possam crescer, assim como acontece com outros tipos de negócios. Negligenciar essa parte, por outro lado, pode trazer muito prejuízo e dor de cabeça.

O Que É Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que monitora toda movimentação financeira de um negócio. Seja por uma visualização diária, semanal ou mensal, é possível entender o fluxo financeiro do consultório.

Além de servir como um registro de todo dinheiro que entra e sai da empresa, o que aumenta sua organização, o fluxo de caixa também é essencial para a tomada de decisões.

Qual É A Importância Do Fluxo De Caixa Para Consultórios Médicos?

Quando falamos nesse assunto, é importante trazer um conceito específico de clínicas e consultórios. 

A produção médica não é igual ao que entra de recursos em seu caixa, ou seja, o valor de todos os seus atendimentos no mês não é igual ao que, de fato, entrou em sua conta corrente. 

Por que isso acontece? Se você atende planos de saúde, o recebimento só ocorre de 60 a 90 dias depois. 

Se o atendimento foi no particular, o pagamento em cartão de crédito entra em 30 dias ou, no caso do parcelamento, essas entradas podem ocorrer ao longo de um ano, se o valor de um procedimento ou consulta for parcelado em 12 meses. 

Atualmente, as únicas opções em que a produção reflete o caixa é quando o pagamento ocorre via PIX ou TED, se esse ocorrer no mesmo dia.

Agora que você viu como um fluxo de caixa te ajuda a ver o que realmente entrou no seu caixa durante o dia, é hora de ver como melhorá-lo na prática.

#1 Registre As Movimentações Financeiras Diariamente

O fluxo de caixa deve ser um hábito diário no seu consultório. Todas as movimentações financeiras, sejam elas entradas ou saídas, devem ser registradas no momento em que acontecerem.

Assim, você garante que seus registros estão atualizados.

Entretanto, é essencial tomar cuidado com recebíveis futuros de cartões e cheques pré-datados. Eles não devem ser registrados no dia em que o paciente foi à clínica, mas quando eles, de fato, entraram no caixa.

#2 Faça Provisionamentos do Fluxo de Caixa

Algumas despesas fazem parte da rotina do consultório, como pagamento de funcionários, contas de água e luz, internet e por aí vai. Durante o recebimento de correspondência, separe todas aquelas que são despesas recorrentes.

Com isso em mente, reserve parte da receita para pagar essas contas e não se esqueça de criar uma reserva financeira capaz de cobrir, pelo menos, três meses de despesas financeiras, caso ocorra algum problema no futuro.

#3 Separe As Contas Pessoais E As Contas Do Consultório Médico

Separar as contas pessoais (Pessoa Física) e as contas PJ (Pessoa Jurídica) é um requisito básico para ter um fluxo de caixa organizado. 

Mesmo que você não tenha um PJ e atue como um profissional autônomo, ainda é necessário separar suas contas pessoais, porque caso contrário, é impossível saber quanto o consultório fatura.

Apesar da sua vida pessoal estar conectada com a rotina do consultório, como um administrador, você precisa entender qual é a realidade financeira da sua empresa.

#4 Tenha a Gestão Contábil e Tributária do Consultório Com um Profissional Especializado

A Medicon faz todo o processo de abertura da sua empresa para que ela fique 100% regularizada com o mínimo de impostos. Cuidamos de toda a burocracia enquanto você economiza tempo e dinheiro.

Você pode escolher uma Contabilidade Digital e completa. Contar com a praticidade de cuidar do seu dinheiro; seu patrimônio e seu negócio de um jeito fácil e seguro.

É uma contabilidade inteira, na palma da mão, 24 horas por dia. Pelo App ou Plataforma Web, oferecendo tudo o que você precisa.

cta medicon 4 - SAIBA COMO OTIMIZAR O FLUXO DE CAIXA NA ÁREA DA SAÚDE