Empreender nos dias de hoje é uma atitude que requer muita determinação, propósito e visão. Essas são características que a maioria dos empreendedores apresenta, assim como o otimismo, persistência, capacidade de enxergar soluções e de liderar equipes, entre outras.
Mesmo com características em comum, cada empreendedor possui seu próprio perfil comportamental, com pontos fracos e pontos fortes e diferentes motivações e características.Entrar nesse universo é assumir desafios e explorar habilidades próprias de uma empreitada, como ter visão além do que já é esperado e ter determinação. Vamos apresentar 3 perfis comportamentais dos empreendedores para que você possa entender em qual deles você se encaixa e, assim, potencializar seus resultados!
#1 Empreendedor Executor
Você é não somente aquele que gerencia o negócio, mas também aquele que coloca a mão na massa na execução das ações da empresa.
É o perfil clássico para os empreendedores por necessidade, que são aqueles que abrem uma empresa por falta de ocupação formal. Normalmente este tipo de abertura é ligada a alguma habilidade pré-existente do profissional.
Trata-se de um tipo bastante comum de empreendedor, pode-se dizer, até porque é mais fácil montar uma empresa naquilo que você sabe como se faz. Conhecer o processo todo do trabalho a ser desenvolvido ajuda na hora de planejar corretamente o negócio, e o empreendedor executor é essa pessoa que tem o know-how acumulado. Ele domina uma parte técnica do trabalho, e consegue assim definir dentro das perspectivas da empresa como será feito o atendimento e as entregas aos clientes.
O executor tem mais dificuldade de deixar o dia a dia das tarefas para trabalhar com a gestão do negócio em si.
Neste caso, o ideal é aprimorar-se no sentido de saber a hora de ser gestor também ou encontrar um parceiro de negócios que se encaixe neste perfil – somando ao seu, para completar todas as necessidades do negócio.
#2 Empreendedor Gestor
Esse profissional é aquele que gosta de ter uma visão macro do negócio, planeja os próximos passos com base nos dados coletados, quer estar próximo de todos os funcionários para mantê-los animados e engajados com o trabalho. Será certamente o primeiro a pensar em montar um bom plano de negócios antes de dar o pontapé inicial na empresa. O gestor assume naturalmente a designação de empresário.
Esse perfil de empreendedor é capaz de controlar com clareza os números da empresa, e a gestão financeira será mais acertada e clara com ele. A dificuldade é justamente deixar de lado o modo empresário e partir para a linha de frente do negócio, executando ações ligadas ao dia a dia.
Comumente, em uma empresa onde o principal componente é um empreendedor gestor, todo o serviço ou produto entregue pelo negócio está nas mãos dos técnicos contratados. Talvez, justamente por isso, seja interessante ter alguém da área de atuação como sócio mesmo, para garantir a boa execução do trabalho.
#3 Empreendedor Criativo
Este é aquele tipo que vê ideias de negócio em todo o lado: nas atividades que executa no dia-a-dia, mas também em outros espaços e áreas de atuação que nem conhece muito bem. Podemos dizer que os empreendedores que trabalham com inovação estão neste perfil, porque a ideia básica é trazer uma maneira diferente de fazer as coisas, com muita criatividade.
Está sempre aberto a novas sugestões e quer também criar novas rotinas e projetos dentro da própria empresa: com ele as coisas mudam com rapidez, sempre buscando uma versão melhor do que a anterior.
As dificuldades deste perfil moram justamente na instabilidade: a criatividade muitas vezes abre espaço para não ser tão pé no chão quanto se deveria em se tratando de negócios. A dica aqui é encontrar uma parceria que dê o suporte necessário para o criativo seguir inovando, e mantenha o negócio andando corretamente, com gestão e execução em dia.
E aí, conseguiu identificar o seu perfil? Depois de compreender seus pontos fortes e fracos, é hora de investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional e potencializar os resultados da sua empresa!
Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.