BLOG MEDICON 24 - NÓS CUIDAMOS DA SUA EMPRESA E VOCÊ CUIDA DOS PACIENTES

NÓS CUIDAMOS DA SUA EMPRESA E VOCÊ CUIDA DOS PACIENTES

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

A sua vida, como sabemos, é muito agitada e corrida. Conciliar entre compreender os sintomas que levam a um diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado é uma tarefa que cabe, somente, a você. Agora, você sabe quem deve ser o responsável por organizar as finanças da sua empresa e cuidar da saúde da sua empresa?  Você, que pode ser um empreendedor, precisa dividir a rotina com a prioridade de cuidar da saúde dos pacientes e estar em dia com as obrigações fiscais e tributárias. Sabemos que não é uma das tarefas mais fáceis.

Portanto, para que você consiga  focar no atendimento de seus pacientes sem descuidar do seu negócio, deixe um contador orientá-lo na gestão tributária e financeira da sua clínica ou consultório. Procure um contador especialista nesta área.

Você faz parte de um segmento de mercado que não para de crescer no Brasil. E temos diversos empresários e empreendedores que estão colhendo sucesso nessa área. O que exige enorme responsabilidade por parte deles e dos gestores, afinal, também estão lidando com a saúde financeira; fiscal e tributária do consultório ou clínica, que é uma empresa constituída.

E podemos garantir que uma das suas maiores preocupações com a sua empresa é pagar menos impostos sem correr risco de fiscalizações, certo? Com o apoio de um especialista, fica mais fácil manter a saúde da sua clínica ou consultório. Por isso, separamos agora alguns pontos em que um contador especialista na sua área de atuação pode contribuir nesse objetivo. Acompanhe agora!

 

Controle de Receitas e Despesas

Se você atua como uma empresa e não como Pessoa Física tem a possibilidade de defender o patrimônio, pois é capaz de declarar alguns bens como Pessoa Jurídica, o que descarrega a Pessoa Física na hora de sofrer a tributação. 50% dos profissionais da área da saúde apresentam receita menor do que as despesas e isso está cada vez mais fácil de ser comprovado pelo Fisco.

Você saberia responder, agora, quanto dinheiro foi movimentado pelo seu negócio hoje? Para ter o controle do negócio e conseguir chegar a uma conclusão sobre a renda gerada com abertura e gestão de empresa de saúde, o acompanhamento das contas a receber e a pagar deve ser feito diariamente.

Perceba que a contabilidade torna-se aliada para auxiliar os profissionais da área da saúde e agrega enorme valor ao seu negócio. O contador contribuirá na organização; planejamento  e gestão das receitas e despesas.

 

Regimes Tributários

O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Só para pagar impostos são investidas 2.038 horas por ano, o que corresponde ao tempo de mais de 4 mil consultas de rotina.

Normalmente, o Regime Tributário mais indicado é o Lucro Presumido, onde você deixará 27,5% e atingirá 15% de contribuição, bem mais baixo que o Imposto de Renda.

Neste caso, se o seu faturamento médio for de R$ 10 mil, a economia poderá chegar à R$ 15 mil por ano. O que diferencia cada caso é que os profissionais da área de saúde não têm um padrão de receitas. Depende muito do perfil: alguns atuam ou têm consultórios ou clínicas particulares, outros só trabalham em hospitais, outros ainda, atendem em ambos os casos.

Para ajudar a você a se organizar, confira esse material que publicamos sobre como elaborar e estruturar seu planejamento tributário na prática.

Por isso, contar com uma contabilidade especializada é uma boa maneira de pagar menos impostos sem correr riscos com o Fisco.

A avaliação do regime tributário adequado pode fazer toda a diferença na hora de acertar as contas com o Leão. E isso você já escolhe ao criar uma empresa e pode mudar a cada ano. Mas em que circunstâncias fazer isso? Eis a questão! Somente um contador especializado poderá instruir qual o melhor Regime Tributário.

 

Cuidados Com o Fisco

Tome muito cuidado com o cruzamento de dados que a Receita Federal vem fazendo nesses últimos períodos.

O processo de fiscalização está cada vez mais eficiente e tem como objetivo reduzir informações distorcidas apresentadas pelos contribuintes na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.  Dessa forma, o Fisco busca combater a apresentação de recibos falsos e inibir práticas como declaração do valor da consulta e do reembolsado pelo plano como despesas médicas, pois apenas a diferença entre eles é dedutível para fins do Imposto de Renda.

Você deve contar com o apoio de contadores especializados e ficar atento na elaboração desses documentos:

 

  • Comprovação de Renda;
  • Acompanhamento Tributário para redução de impostos;
  • Cumprimento das Obrigações Fiscais e Tributárias;
  • Segurança e controle das informações enviadas à Receita Federal.

 

É importante ressaltar que você deve tomar o devido cuidado com os valores declarados. O Fisco cada vez mais direciona seu foco sobre médicos e profissionais da área da saúde, pois muitas vezes, o valor recolhido é maior do que o declarado.

 

Prestação de Contas e Análise de Resultados

Um contador pode ajudar nos controles de receitas — por convênios, particulares, exames, sociais, etc. Tudo isso exige a análise da prestação de serviços e do aspecto de comercialização para algumas situações, como é o caso dos planos de saúde. O formato jurídico escolhido para prestação de contas impacta diretamente na tributação e exige controles específicos e avaliação contínua.

Prestar contas dos impostos pagos sobre as movimentações é obrigatório e pode resultar em multa e até detenção em casos de descumprimento. Mas é possível obter vantagens legais na análise tributária. O profissional contábil deve acompanhar e avaliar o melhor formato e regime tributário adequado para cada tipo de prestação de serviços e abrangência do negócio.

O trabalho contábil e de apoio à gestão pode auxiliar no adequado planejamento econômico-financeiro da sua empresa, bem como no acompanhamento e análise dos resultados.

Os médicos e profissionais da área da saúde têm todos os recursos para cuidar dos pacientes, mas podem sofrer no acompanhamento contábil e financeiro do seu negócio. Experimente mudar essa história e veja como a solução Medicon cuida da saúde da sua empresa.

 

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - NÓS CUIDAMOS DA SUA EMPRESA E VOCÊ CUIDA DOS PACIENTES