Você sente que o seu negócio não está atingindo 100% de sua capacidade? O cliente parece não estar satisfeito com os seus serviços? Sente que a sua equipe de colaboradores está se distanciando e não é capaz de focar nos objetivos da empresa? Então é a hora de avaliar a saúde de sua empresa através de 10 tópicos super importantes. Para empreendedores de longa data, experientes, que possuem o “faro” do negócio, essa tarefa pode até ser simples. Mas, como nem todos são assim e muitos estão iniciando a carreira, é um desafio e tanto.
Manter a saúde do seu negócio em dia é um desafio extremamente difícil no meio de tantos afazeres. Temos o costume de encarar nossas ideias como algo genial. Mas, nem sempre é assim. Quando colocamos a ideia em prática, para “rodar”, deparamos com situações complicadas.
Tenha calma, pois para tudo existe uma solução. Nesse artigo daremos dez dicas para você avaliar a saúde do seu negócio no momento atual. Vamos lá!?
Esse tipo de conteúdo é uma opção que não pode faltar em nenhuma estratégia de Planejamento Tributário. Por isso escrevemos esse post com todos tópicos que você precisa saber.
#1 Liderança
Liderar uma equipe ou uma empresa não é uma tarefa para qualquer um, pois um bom líder é capaz de otimizar o desempenho de toda uma empresa e alcançar os melhores resultados sem sofrer “baixas”. O bom líder é capaz de atingir metas sem sobrecarregar os seus funcionários e acabar os perdendo para outra empresa. O espírito de liderança envolve saber delegar funções e reconhecer talentos de destaque sem causar injustiças. Além disso, essa pessoa deve ter o espírito de dono e ser protagonista em todos os aspectos.
#2 Conhecimento Pleno
Como a sua empresa tem se saído no mercado em que atua? Os seus clientes realmente estão satisfeitos com os seus serviços? Ela poderá sobreviver daqui a uma década seguindo o ritmo atual? E quanto ao ambiente de trabalho? A sua empresa é um lugar satisfatório de se trabalhar? Os seus funcionários têm motivos para “vestir a camisa” da empresa? Caso eles não estejam satisfeitos, será que eles sentem segurança e abertura para conversar com você sobre o que fazer para melhorar? A rotatividade de funcionários tem sido muito alta?
Se a maioria das respostas para questões como as que foram citadas forem negativas, está na hora de você reavaliar tudo que está fazendo em seu negócio.
#3 Planejamento
Se a sua empresa não tem um planejamento estratégico e financeiro e vive cada dia sem se preocupar com o amanhã, infelizmente, ela está exposta a correr sérios problemas ao longo da caminhada. Agora é a hora de você destinar um tempo do seu dia para traçar um plano visando obter saúde para que o seu negócio flua bem e consiga enfrentar todos os riscos com estrutura necessária.
Mas com tantos afazeres durante o dia, como encontrar uma solução para isso tudo? Bem, o primeiro exemplo que podemos dar é esse post que você está lendo.
Sabemos que quase todas as pessoas afirmam a falta de tempo para não praticar, mas que pretendem encontrar uma maneira de estruturar e executar um Planejamento Estratégico para a empresa.
#4 Público Segmentado
Você é capaz de responder essa questão: a sua empresa possui uma estratégia de marketing segmentado ou não há foco sobre um público-alvo específico? Investir em campanhas de marketing agressivas, que não focam no cliente ideal, além de gastarem mais recursos da empresa, não apresentam resultados satisfatórios.
Definir o público específico do seu produto e investir em estratégias de marketing específicas aumenta consideravelmente o seu desempenho e traz melhores resultados para o negócio.
#5 Marketing Estratégico
Pensando que você tenha um público-alvo segmentado para o seu negócio, você deve divulgar a sua empresa para essas pessoas. Para que os resultados sejam positivos, você deve traçar um plano estratégico, onde você encontrará qual a melhor mídia para encontrar o público-alvo do seu negócio e como você se comunicará com eles. Você já parou para pensar nesses pontos? Insiste nas mesmas estratégias há anos? Como você tem feito para mensurar os resultados de suas ações de marketing e comunicação?
Visando alcançar resultados positivos para o seu negócio e alavancar a sua empresa perante os concorrentes, talvez, esteja na hora de você trazer inovações para a área de marketing da sua empresa.
#6 Discurso
Qual é o discurso mais frequente que você tem utilizado para abordagens com os seus clientes? Ainda está repetindo aqueles bordões que o mercado todo utiliza? Talvez esteja na hora de também inovar o seu discurso. O seu cliente já está saturado de receber promessas vagas da concorrência. Para a sua empresa decolar e se destacar dos concorrentes, você deve destacar os pontos fortes que ela tem de diferente das outras empresas e basear o seu discurso nesses pontos fortes que revelem o seu diferencial no mercado.
#7 Equipe Qualificada
Qual é a sua prioridade na hora de contratar novos membros para integrar o time de colaboradores de sua empresa? Quais os critérios de contratação em seu processo seletivo? Você preza pelo profissional que faz mais por menos? Lembre-se, com os profissionais certos, o seu negócio só tem a ganhar. Afinal, são eles os primeiros compradores das soluções que o seu negócio oferece ao mercado. Se eles não comparem a sua ideia, será muito difícil que o seu público-alvo compre também. Economizar nessa área oferecendo salários medíocres, certamente, não é uma forma de atrair os melhores profissionais que o mercado de trabalho tem a oferecer. Invista também em um ambiente de trabalho organizado e harmônico. Engaje a sua equipe de trabalho para que ela sempre seja qualificada e tenha vontade de crescer junto com a empresa.
#8 Demissão
O sonho de todo líder é contar com uma equipe 100% qualificada. Por mais que todos os processos tenham sido executados como o padrão orienta. Por mais que esta seja uma das funções mais difíceis para o líder, é preciso ter pulso firme e racionalidade para reconhecer quando um funcionário não está agregando valores para a sua empresa e até fazendo com que o rendimento de toda a equipe não produza resultados. É a hora de tomar a atitude e desligar o funcionário que não está progredindo da maneira esperada.
#9 Estratégia de Precificação
Quais são os seus critérios para estabelecer o preço de seu produto ou serviço no mercado? Se você sequer já fez um cálculo envolvendo custos de produção, custos fixos, concorrência e lucro, infelizmente, você está seguindo um caminho muito errado. Pare e elabore uma estratégia de precificação coerente com o que você está oferecendo ao mercado.
#10 Notoriedade
Todo negócio precisa de um suporte financeiro, como uma margem de crédito, por exemplo. Como anda a sua relação com as instituições financeiras? O nome de sua empresa tem credibilidade para ser aprovada em um financiamento ou empréstimo para possíveis investimentos na companhia? O seu contador está lhe oferecendo um bom trabalho para evitar que a sua empresa fique sem crédito?
Você precisa contar com ajuda quando precisar ou estabelecer um plano de expansão para o negócio.
Qualquer que seja o seu segmento de atuação, distrações vão surgir a todo momento. Para conquistar a saúde geral do seu negócio, posiciona-lo como referência e conquistar autoridade, é importante que você dedique um tempo para isso.
Para isso, é importante que você se mantenha equilibrado, disciplinado e focado.
E aí, vamos começar? Para ajudar a você a se organizar, confira esse material que elaboramos sobre como elaborar e estruturar seu planejamento tributário na prática.
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