front view finance business elements assortment 800x440 - QUER MANTER SUA EMPRESA COMPETITIVA NO MERCADO? SAIBA COMO ECONOMIZAR NOS IMPOSTOS E AUMENTAR SEUS LUCROS

QUER MANTER SUA EMPRESA COMPETITIVA NO MERCADO? SAIBA COMO ECONOMIZAR NOS IMPOSTOS E AUMENTAR SEUS LUCROS

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Com o aumento da competitividade em diversos setores, houve uma crescente necessidade de melhorar a produtividade e encontrar meios para diminuir os custos do negócio e obter preços mais competitivos. Uma boa estratégia para isso é entender como reduzir impostos na empresa de forma legal.

Talvez você não saiba, mas existem medidas legais que podem ser adotadas para reduzir o impacto da carga tributária sobre uma atividade. Contudo, apesar de algumas parecerem bem simples de serem executadas, é essencial que você aja com atenção e conte com uma assessoria tributária para não incorrer em erros.

Continue lendo e descubra sete maneiras para sua empresa economizar e pagar menos impostos. Confira!

1. Organize A Empresa

Conhecer quais são os tributos que sua empresa deve pagar e como funciona a legislação tributária e fiscal é o primeiro passo. É essencial ter os documentos em mãos e um controle total sobre a realidade financeira do empreendimento. Dessa forma, é mais fácil pensar em estratégias que visem à redução da carga tributária.

Para isso, busque a ajuda de bons administradores e contadores. Na hora de fazer o seu planejamento, considere as seguintes questões:

  • Qual é a sua margem de lucro
  • Receita bruta esperada e faturamento do negócio
  • Despesas com pagamento de pessoal e operacionais

Essa é uma ideia válida tanto para empresas já em funcionamento quanto para negócios que estão iniciando. Porém, se você está abrindo uma empresa agora considere também os tributos e impostos que devem ser pagos para legalização do empreendimento. 

 2. Busque O Regime Tributário Correto

No Brasil, é possível enquadrar uma empresa no Simples Nacional, no Lucro Real ou no Lucro Presumido. No Brasil, a carga tributária média, de acordo com a Receita Federal, é de aproximadamente 32,7%. O total efetivo que cada empresa paga varia de acordo com o regime tributário no qual o seu negócio está enquadrado. 

Cada um dos regimes tributários atende a um determinado estágio e porte de empresa. Desse modo, é importante buscar o enquadramento adequado para o seu negócio. 

Então, para fazer a escolha, é essencial que você conheça a realidade do seu negócio e conte com uma boa assessoria tributária.

É importante ter em mente que o regime mais simples nem sempre é o mais vantajoso ou o mais econômico. Dependendo da sua atividade, um regime mais complexo pode trazer certos benefícios e gerar economia.

3. Fique Atento Aos Benefícios Fiscais

Outra questão importante e que contribui consideravelmente para a redução do impacto da carga tributária são os benefícios fiscais. Os incentivos fiscais são subsídios que o governo oferece para empresas em determinadas cidades e regiões, para injetar capital e movimentar a economia. Neles, em troca de ações da empresa, investimentos em áreas específicas ou entradas em programas do governo, a organização tem redução ou isenção de imposto de renda e Contribuição Social.

Analise as legislações federal, estadual e municipal e descubra se existe algo específico para a sua atividade. Um bom exemplo é a Lei de Incentivo ao Esporte. Essa isenção tem como meta, conforme o nome já diz, impulsionar o desenvolvimento do esporte brasileiro. 

Esses benefícios, além de gerarem economia, costumam incentivar ações voltadas à cultura, à educação ou à responsabilização e conscientização social, o que contribui para a imagem da sua empresa perante a sociedade e gera credibilidade para o seu negócio.

4. Reduza O Pró-Labore

Embora não pesem encargos trabalhistas sobre o pró-labore – como 13º salário e férias, por exemplo-, o pró-labore também é sujeito a despesas, como a contribuição ao INSS e Imposto de Renda de acordo com a tabela progressiva da Receita Federal. 

Pagar esses encargos e os respectivos tributos que incidem sobre eles pesa no orçamento de muitos negócios. Principalmente, quando o valor pago em pró-labore a cada sócio entra nos valores tributados pelo Imposto de Renda.

Apesar de ser necessário pagá-la, não é obrigatório que o empresário se enquadre nas maiores faixas de contribuição. Portanto, pode manter a retirada em valor mais baixo para também reduzir a contribuição.

Converse com o seu contador e pense em uma estratégia para reduzir o pró-labore e aumentar a divisão de lucros. Isso ajuda você a economizar e é totalmente lícito. Lembre-se de conversar também com os seus sócios e organizar essa ação de uma forma que seja vantajosa e igual para todos.

5. Faça Um Planejamento Tributário

Essa medida é essencial para que você economize com segurança. Ao conhecer todos os tributos que incidem sobre a atividade e ter um controle intenso sobre o fluxo de caixa e o balanço financeiro da empresa, é possível pensar em estratégias lícitas para a redução dos impostos.

No planejamento tributário, uma das melhores práticas é simular contas tributárias em outros enquadramentos.

Após essa visualização e as comparações que a ação possibilita, se torna muito mais fácil e claro observar qual é o regime mais adequado ou, no mínimo, como modificar processos para economizar dentro do mesmo enquadramento.

6. Não Misture Contas Pessoais E Contas Da Empresa

Ao misturar as suas despesas com as despesas da empresa, você pode prejudicar a gestão e fazer com que a tributação fique maior. Com isso, além de pagar mais impostos e de ter prejuízos com a sua retirada mensal e com o seu lucro anual, você ainda pode responder processos administrativos e pagar multas por imprecisão nos cálculos ou apresentação equivocada de relatórios.

Em questões administrativas e gerenciais, o maior prejudicado por esse tipo de erro é o fluxo de caixa. Por entradas e saídas erradas, o controle passa a ter defasagem permanente e perde sua objetividade.

Pessoas física e jurídica devem ter contas bancárias separadas.

7. Conte Com Uma Boa Assessoria Contábil

Como mencionado, a legislação tributária e fiscal no Brasil é complexa, pois existem diferentes regras, mas nem todas podem ser aplicadas a você. Então, contar com auxílio contábil especializado é fundamental. 

Há diversas vantagens em contar com auxílio de um escritório de contabilidade, o que inclui:

  • Um profissional contábil tem conhecimento específicos e experiência que ajuda na tomada de decisões
  • Ajuda para documentação e controle de custos
  • Tirar suas dúvidas sobre todos os aspectos legais, fiscais e tributários do negócio
  • Obter uma previsão financeira a curto, médio e longo prazo
  • Verificar os melhores caminhos legais possíveis para diminuir o volume de impostos e tributos sobre o negócio

Então, antes de aplicar essas estratégias, procure profissionais especializados em contabilidade e apresente a situação da sua empresa para eles. Isso fará com que você aja com segurança e tenha tranquilidade. Reduzir a carga tributária é uma necessidade, mas isso deve ser feito da forma certa, porque só assim é possível otimizar os lucros.

Gostou desse artigo? Comente, curta, compartilhe! Acesse aqui para conhecer o Portal Medicon.

cta medicon 4 600x100 - QUER MANTER SUA EMPRESA COMPETITIVA NO MERCADO? SAIBA COMO ECONOMIZAR NOS IMPOSTOS E AUMENTAR SEUS LUCROS